quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESTOU DE VOLTA!

      Hoje fazem doze dias que eu corri os 21km da Golden Four Asics. Nesse período, a ideia era descansar tanto fisicamente quanto psicologicamente. Achei que seria mais fácil passar alguns dias sem correr, mas admito que foi difícil controlar a sensação de estar “perdendo” meus treinos.
        Sei que o descanso e o destreino são partes do treinamento. Em São Paulo, competi no pico do meu desempenho. A teoria do treinamento esportivo diz que após uma prova alvo, deve-se descansar para que se possa iniciar o próximo ciclo de treinamento. É o chamado período de transição ou período transitório. Nesse período, o objetivo é o atleta se recuperar do macrociclo realizado e voltar em condições de iniciar um novo ciclo de treinamento.
O objetivo de um bom planejamento é o atleta retornar aos treinos em melhores condições do que estava quando começou o ciclo anterior. Nesse caso, estou tranquilo, pois mesmo sentindo que meu desempenho caiu um pouco, ainda estou bem melhor do que estava há seis meses.
Ontem, voltei oficialmente aos treinos. Já treinei ontem e hoje e no domingo vou correr os 5km do Circuito Adidas para ver o quanto “piorei”. Ainda não defini a prova alvo para o segundo semestre, mas já tenho algumas provas para correr no mês de agosto. Entre elas, a meia de BH, dia 25/08, que vou correr pela primeira vez em grupo. Junto com os amigos, Marcelo Camargo e Leonardo Mesquita, esperamos conseguir mais uma meia maratona abaixo de 1h30min, mas dessa vez sem tanta pressão pelo resultado. Vamos ver no que dá... O fato é que estou de volta! Bons treinos a todos!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROVA: GOLDEN FOUR SP (21km)

                No ultimo domingo, dia 27/07/2013, participei da meia maratona da Golden Four Asics, em São Paulo. Desde o início do ano, quando decidi por correr uma meia maratona abaixo de 01:35:00 sabia que seria necessário muita dedicação aos treinos. A preparação foi feita da melhor maneira possível, e meu desenvolvimento ao longo desses meses me deixou muito confiante na possibilidade de correr a prova abaixo de 01:30:00, uma vez que eu já sabia que 01:35:00 seria uma meta relativamente fácil.
                A cidade de São Paulo estava bem mais fria do que Belo Horizonte. No dia da prova, cheguei ao Jockey Clube, local da largada, cerca das 06:20. Após rodar um pouquinho, guardei minha mochila no guarda volumes e fui para o local da largada às 06:50. No momento da largada, o termômetro marcava 9°C e a sensação de frio estava muito grande. A estratégia era iniciar num ritmo mais lento e aos poucos ir ajustando até chegar ao ideal. Se sobrasse gás, no final da prova eu iria aumentando o ritmo.
                A estratégia deu muito certo, o clima ajudou bastante e o percurso foi quase perfeito (tirando uma subidinha no quilometro final da prova que quase me mata)! Para completar os 21,097m em 01:30:00, teria que correr a prova num ritmo de aproximadamente 4:17/km. Nos dois primeiros quilômetros, corri num ritmo de aproximadamente 4:25/km e depois que esquentei um pouco, acertei um ritmo de 4:12 a 4:17/km que ficou mantida até o km14. No final da prova, percebi que estava muito bem e poderia tentar acelerar um pouco. Dessa forma, baixei o ritmo para cerca de 4:05 a 4:10/km até os dois quilômetros finais, quando ainda tive fôlego para corrê-los abaixo de 4:00/km. No final das contas, completei a prova com o tempo de 01:29:19. Consegui cumprir minha meta com sobras! Isso tudo foi possível graças ao planejamento que foi feito no início do ano, juntamente com um acompanhamento nutricional e muita disciplina nos treinos!
                A Golden Four SP foi marcada pelo altíssimo nível dos atletas que participaram. Tanto os atletas de elite quanto os amadores estavam extremamente preparados para a prova. O vencedor da prova, foi o queniano Kiprop Mutai com 01:03:41, recorde de todas as edições da Golden Four até hoje. Meu tempo me rendeu o 279º lugar no geral e o 38º na categoria (20 a 29 anos), resultado muito acima do 21º lugar geral que consegui na última edição do Circuito Adidas, por exemplo. Apesar disso, fiquei extremamente feliz com meu resultado, já que alcancei o tempo que eu gostaria, com sobras.
            Nessa semana, estou descansando da prova e semana que vem volto a treinar, já pensando nas próximas competições. Para esse ano, a última meta a ser atingida será correr os 10km abaixo de 40:00. Para isso, estou inscrito na Corrida da Paz, dia 22/09. Nessa prova tentarei completar todos os meus objetivos traçados no início do ano (5km abaixo de 20min, 10km abaixo de 40min e Meia Maratona abaixo de 1h35min). Além disso, estou pensando na possibilidade de correr a última etapa da Golden Four, em Brasília, no dia 03/11/2013 e tentar baixar ainda mais meu tempo na Meia Maratona. Bons treinos a todos!