sexta-feira, 12 de julho de 2013

RETA FINAL

         
       Reta final de preparação. Já se passaram mais de sete meses que eu, ao inaugurar meu blog, falei do objetivo de correr uma Meia Maratona em 2013. Durante esse período, houve imprevistos, mudanças no planejamento e até na prova escolhida. A ideia inicial era correr a Meia Maratona de BH, em junho. Porém, com a Copa das Confederações, essa prova foi adiada para agosto, fazendo com que eu mudasse meus planos. Pensei em correr a Meia de Floripa, dia 09/06/13, mas resolvi correr a etapa de SP da Golden Four Asics, que será no dia 27/07/2013. As provas do circuito Golden Four Asics, são mais voltadas para o desempenho, e achei que isso poderia me ajudar na busca pelo tempo esperado.
     A preparação iniciou lá em janeiro, antes mesmo de eu saber dessas mudanças de datas, e consequentemente, de provas. Em 2012, li uma reportagem na Revista O2, sobre os corredores que correm uma Meia Maratona em menos de 1h40min e resolvi que queria fazer parte desta “elite” dos amadores. Dessa forma, cravei o objetivo de correr uma Meia Maratona abaixo de 1h35min.
           A partir daí, foram meses de treinamento, com apenas duas pausas: uma quando fui aos EUA no final de janeiro e outra em abril, quando tive dengue. Além disso, procurei um nutricionista para melhorar minha alimentação, algo que vem me dando um excelente resultado e voltei à rotina de musculação para o fortalecimento principalmente de membros inferiores. Passei por exames físicos, exames de sangue, cardiologista e tudo que foi necessário para que eu pudesse dar o meu melhor, sem correr riscos.
O treinamento, diga-se de passagem, foi muito bem feito. A progressão do volume de treinamento foi feita de forma a reduzir ao máximo o risco de lesões, os componentes da carga de treinamento foram controlados da melhor maneira possível e as provas auxiliares foram escolhidas de acordo com o planejamento. Ao longo desses meses, cheguei a correr 68km/semana, sendo que em média corri alguma coisa próxima a 55km/semana.
Nas provas que corri ao longo do semestre, bati recordes pessoais em quase todas. Nos 5km, saí de um 21:15 no início do ano para um 18:54, conseguido no último domingo. Nos 10km, saí de um 44:08 que havia feito em agosto de 2012, para um 41:58, no dia 26/05/13 (possivelmente, vou baixar esse tempo na minha próxima prova de 10km). Os treinos me deram um resultado tão bom, que me desafiei a fazer a prova abaixo de 1h30min. Um desafio ainda maior, mas que tenho muita confiança em atingi-lo no dia 27/07/13, em São Paulo.
Semana que vem, será minha última semana de treinamento para valer. Na semana da prova, o objetivo será descansar o máximo possível para correr a prova bem! Difícil é segurar a expectativa e a ansiedade... Bons treinos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário