segunda-feira, 3 de junho de 2013

TREINAMENTO DE CORRIDA


          Atualmente, com o crescimento da corrida de rua no Brasil e no mundo, vemos cada vez mais pessoas praticando essa modalidade. O Prof. Marcelo Camargo fala uma frase a qual eu concordo plenamente: “muitas pessoas correm, mas poucas realmente treinam corrida”. Se pararmos num local movimentado por 10 minutos, possivelmente veremos muito mais pessoas correndo apenas por correr do que treinando corrida, no real sentido da expressão. Não que isso seja ruim. A prática de atividades físicas sempre será benéfica, desde que feita de maneira orientada.
  Na academia onde trabalho é comum eu ser questionado por alguns alunos corredores sobre treinamento, mas em muitos casos esses alunos (algumas vezes até com mais tempo de corrida do que eu) nunca fizeram um treino intervalado, ou um treino de ritmo, por exemplo. A maioria das vezes quando pergunto a algum corredor o que ele faz, escuto coisas do tipo: “Eu corro o que me der vontade na hora”, “Eu corro 10km por dia, porque gosto de provas de 10km” ou coisas do tipo. Em alguns casos, a pessoa não sabe sequer o tempo e/ou a distância que ela corre, simplesmente por não se preocupar com isso.
   Já falei isso aqui no blog algumas vezes, mas nunca é demais repetir: quem quer treinar corrida, ou seja, quem quer melhorar os tempos, alcançar distâncias maiores ou quaisquer que forem os objetivos DEVE ter um planejamento. Em primeiro lugar, deve-se estabelecer a(s) prova(s) alvo e depois se monta o macrociclo de preparação para tal objetivo. Para isso, é INDISPENSÁVEL um profissional de Educação Física. Apenas esse profissional saberá planejar todo o período de treinamento de acordo com o objetivo do seu aluno. O último passo é a montagem das sessões de treinamento. Então, para saber o que um atleta fará no seu treino de domingo, é preciso saber o que ele fez nos últimos treinos, o que ele fará nos treinos seguintes, o objetivo, o período do treinamento em que ele está. Concluindo, quem corre, só pode dizer que treina se houver um planejamento. Caso contrário, ela “apenas” corre.
   Vou utilizar como exemplo minha rotina de treinamento. Estou inscrito para a Golden Four Asics – Etapa São Paulo, no dia 28/07/2013. Essa é minha prova alvo. Com base nisso, já sei todos os treinos que farei até duas semanas após o dia 28/07. Obviamente, o planejamento pode sofrer alterações de acordo com minha evolução. Posso estar muito cansado num dia e acabar não treinando, ficar doente ou até mesmo me lesionar (que é um risco de quem pratica qualquer tipo de atividade física), mas se tudo correr normalmente, eu já sei o que farei no dia 15/06/13 ou 23/07/13, por exemplo. Vou dar aqui um exemplo de uma semana de treinamento minha. Geralmente, treino de 4 a 5 vezes por semana.
Segunda: OFF
Terça: Contínuo Variável
Quarta: Contínuo (Regenerativo)
Quinta: Intervalado Intensivo
Sexta: Contínuo (Regenerativo) ou OFF
Sábado: OFF
Domingo: Longo ou Prova
            Além do treinamento de corrida, faço musculação cerca de 3 ou 4x/semana para o fortalecimento de membros inferiores e para evitar perder muita massa magra. As distâncias percorridas em cada treino vão depender da semana do planejamento em que estou, mas o volume total semanal gira em torno de 35 a 45km/semana.

           Em outra oportunidade, pretendo falar de como funciona cada tipo de treinamento de forma mais específica. No mais, sigo treinando! Bons treinos a todos!

2 comentários:

  1. o continuo variável de terça você varia a velocidade pra cima ou pra baixo?
    eu prefiro sempre ir aumentando a velocidade com o passar do treino...sei la..me motiva mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente eu faço tipo uma pirâmide... Começo leve, vou apertando e termino leve.
      Ex.: 10 minutos a 12km/h, 10 minutos a 13km/h, 10 minutos a 14km/h, 10 minutos a 12km/h...

      Excluir