segunda-feira, 25 de março de 2013

CIRCUITO DO FOGO


        Em minha última postagem, no dia 14/03/2013, falei um pouco sobre minha expectativa para a participação na prova “Circuito do Fogo”, realizada pelos bombeiros e pela Federação Mineira de Atletismo. Minha expectativa era poder bater meu recorde pessoal nos 10km, já que uma semana antes, havia conseguido meu melhor tempo nos 5km na etapa Outono do Circuito das Estações Adidas.
             O Circuito do Fogo foi uma prova que teve sua primeira edição em dezembro do ano passado (uma semana antes da Volta da Pampulha) e apesar de eu saber que houve problemas, a prova foi considerada um sucesso.
 Apesar de já estar inscrito na prova desde o dia 27/12/2012, quando fiz meu planejamento para o primeiro semestre de 2013, eu não corri a prova. O motivo: eu simplesmente não consegui retirar meu kit! Cheguei na sexta-feira de manhã ao local indicado, que por sinal era longe da minha casa e os kits ainda não haviam chegado. Orientaram-me a voltar após as 15:00. Quando voltei no horário pedido, o local estava extremamente cheio e às 17:20 anunciaram que haveria entrega apenas até às 17:30. Desisti de pegar meu kit. Como eu não tive condições de voltar ao local no sábado acabei desistindo de participar da prova.
Depois disso, entrou o segundo problema (ou por que não dizer, falta de respeito?): já tentei entrar em contato três vezes com a organização da prova com o objetivo de receber de volta o dinheiro que eu gastei com a inscrição da prova, todas elas sem sucesso. A organização da prova simplesmente não se dá ao trabalho nem mesmo de responder aos emails. Na última tentativa de contato, dei um prazo de resposta de até na quarta-feira. Caso contrário, na quinta-feira pretendo entrar direto na justiça para receber de volta meu dinheiro.
           Para mim, o Circuito do Fogo se “apagou”... Agora estou focado nos 10km da Eco Run, dia 14/04/2013. E a previsão será de recorde novamente... Bons treinos à todos!

quinta-feira, 14 de março de 2013

A PREVISÂO É DE RECORDE


            No próximo domingo, irei participar da corrida de 10km do Circuito do Fogo. Pelo planejamento inicial, a ideia era já estar correndo para completar a prova em aproximadamente 42:00, mas a viagem aos EUA me freou um pouco. Os 5km que eu percorri na Adidas, no último domingo, deveriam ser apenas para curtir o clima da prova, mas me senti tão bem que acabei batendo o meu recorde na distância. Isso de certa forma me deixou muito confiante para os 10km de domingo.
            Nos treinos dessa semana, senti as pernas um pouco mais pesadas que o normal, mas durante os treinos, estou conseguindo treinar sempre no ritmo planejado e estou me sentindo bem com isso! Estou inteirando minha quarta semana de treinamento desde que voltei dos EUA e acredito que já estou num nível igual ou superior ao que eu estava antes de viajar.
         A prova de domingo será realizada na orla da Lagoa da Pampulha, assim como a prova da Adidas, o que na minha opinião é bom, pois a orla da lagoa é um local que eu gosto de correr, já que conheço bem o local e se trata de um percurso 100% plano. Quando voltei dos EUA, a ideia para essa prova era tentar me manter no sub-45, para na Eco Run, em abril estar correndo os 10km perto dos 42:00 estabelecidos anteriormente. Entretanto, o recorde dos 5km conseguido na semana passada me deixou mais confiante para essa prova. Minha meta para domingo será conseguir uma nova quebra de recorde pessoal, dessa vez nos 10.000m. O tempo a ser batido é de 44:07.
              Como na semana passada, vou postar aqui minhas previsões para essa prova:
Realista: 44:03
Pessimista: 45:30
Otimista: 43:40
          Acredito que se eu conseguir o novo recorde será por muito pouco. Além disso, espero que as condições físicas, psicológicas, climáticas e outras que possam interferir no meu desempenho estejam novamente favoráveis para mim! Principalmente as climáticas, já que o calor essa semana está de rachar o bambú! Bons treinos à todos!

segunda-feira, 11 de março de 2013

PROVA: CIRCUITO ADIDAS OUTONO (5km)


           Ontem pela manhã, participei da etapa Outono do Circuito das Estações Adidas. No ano passado, quando resolvi participar da etapa verão, tive a grata surpresa de ver uma largada separada para os 5 e 10km. Esse ano, a coisa se repetiu e a largada foi muito bem organizada. A corrida da Adidas, que para mim era sinônimo de “muvuca” subiu bastante no meu conceito depois de ontem.
 Meu objetivo para essa prova era simplesmente curtir a corrida, mas raramente eu consigo tirar a ideia de competição da cabeça e correr apenas por correr. Apesar de não estar preocupado em bater o meu recorde, eu sabia que pelos meus treinos e pelo fato da prova ser realizada em um percurso simples e muito conhecido eu poderia ficar próximo do recorde.
            Como de costume, cheguei cedo ao local da prova, peguei o meu chip, fui até algumas assessorias ver alguns amigos e por último passei na tenda dos assinantes da revista O2 para comer uma barrinha de cereal e beber um copo de água. O clima agradável (sem sol e com algumas gotas de chuva) e o fato de eu estar me sentindo muito bem durante o aquecimento, me fizeram começar a pensar em chegar próximo do meu recorde pessoal. Resolvi então, apostar na seguinte estratégia: meu recorde é de 21:15, ou seja, um ritmo 4:15/km. Logo, se eu mantiver esse ritmo durante a prova, consigo chegar nos últimos metros e ganhar alguns segundos para bater meu recorde. Na minha última postagem, no dia 07/03/13, coloquei uma meta otimista de 21:11 e estava motivado para chegar nesse tempo.
         Quando a largada foi dada, consegui sair tranquilo, sem muitos desvios e assim, manter uma velocidade praticamente constante. Quando passei pelo km1, meu relógio marcava 4:10 de prova. Deixei o ritmo subir um pouquinho, com medo de não aguentar e no km2, passei com o tempo de 4:19. Quando passei pelo km2 dentro da previsão que fiz na minha cabeça, eu sabia que o km 3km seria providencial. Tentei não deixar o ritmo cair e quando passei pelo km3, surpreendentemente meu tempo foi de 3:54, o que eu estranhei muito, porque eu não senti que havia puxado tanto o ritmo. O importante é que quando eu passei pelo km 3, me senti mais confiante ainda, pois estava inteiro, e tinha 20 segundos de “crédito” para perder no final. Quando passei pelo km4 com o tempo de 4:20, eu tive quase a certeza de que o recorde estava batido. Eu tinha que correr o último km em 4:30 para chegar em cima do recorde. Continuei firme e quando passei pela placa dos 500m finais, com o tempo total de 18:58, já sabia que o recorde já estava batido. Restava saber o quanto. Quando fiz a curva na praça, a poucos metros da linha de chegada, ainda tive forças para olhar o cronometro oficial da prova, ver o tempo de 20:57, e dar um sprint de uns 20 metros para ficar abaixo dos 21:00. Quando passei pela chegada, meu GPS marcava 4,96km percorridos em 20:56.
             Ontem foi o dia em que realmente tudo deu certo. Estava me sentindo muito bem para correr, o clima ajudou, a organização da prova ajudou, enfim... A minha despedido dos 5km foi em grande estilo. Agora é seguir firme nos treinos em busca do recorde nos 10km e em busca da meta nos 21km. Bons treinos a todos!

quinta-feira, 7 de março de 2013

DESPEDIDA DOS 5KM


          Desde que eu voltei da minha viagem aos EUA e voltei a treinar forte, já se foram quase três semanas. Nesse período, competi uma vez no Circuito SESC, prova essa que eu senti muito o calor que está fazendo em Belo Horizonte. Talvez pelo fato de ter passado um período relativamente longo nos EUA, onde a temperatura estava bem mais baixa que aqui, estou sentindo os efeitos da temperatura elevada de forma mais intensa que o normal. Nas duas últimas semanas, tenho saído de casa entre 07:00 e 07:30 para treinar. Com isso, consegui aliviar um pouco esse estresse que o calor está me causando.
                Depois de quase dois meses que eu bati o meu recorde pessoal nos 5km, no dia 13/01/2013, na etapa BH do Circuito do Sol volto a correr nesse domingo uma prova de dessa distância. Quando fiz o tempo de 21:14, a ideia era chegar no dia 10/03/2013, no Circuito Adidas para tentar correr abaixo de 20:00. Hoje, sei que essa meta é completamente irreal. O fato não ter treinado adequadamente nos EUA me obrigou a dar um passo atrás no meu planejamento. A meta de correr os 21km no dia 09/06/2013 (Em BH ou Florianópolis) em 1:35:00 está de pé, mas os objetivos secundários de correr os 5km abaixo de 20:00 e os 10km abaixo de 40:00 vão ter que ficar mais para frente. Provavelmente, os 5km do Circuito das Estações Adidas serão uma despedida das provas dessa distância no ano de 2013. Cada dia que passa, estou mais próximo dos 21km e agora, a ideia é treinar e competir visando distâncias entre 10 e 21km (principalmente 16km e 21km).
                A prova será uma despedida sem muita responsabilidade. O pensamento é correr para curtir o astral da corrida. As corridas da Adidas geralmente são muito cheias (eu imagino uma prova com mais de 4.000 pessoas no domingo) e por isso, as poucas vezes que corro essas provas, não me preocupo em bater meus recordes ou coisas do tipo. Em minha opinião, essa prova é organizada mais para incentivar pessoas sedentárias a praticarem alguma atividade. Geralmente, ela é mais cara, possui um kit legal (com camisas, toalhinhas, garrafinhas, etc...) e é realizada num percurso de pouca dificuldade.
                Minha expectativa para essa prova é chegar perto do meu recorde atual. O percurso, que sai da Praça Nova da Pampulha e se mantém na orla da lagoa o tempo todo, já é conhecido e de certa forma simples. Acredito que consigo terminar a prova com um tempo abaixo de 22:00 e, se estiver num dia bom, chegar perto do meu recorde dos 5km. O professor Marcelo Camargo, que costuma fazer boas previsões, sempre diz que devemos ter a meta realista, a pessimista e a otimista. Vou deixar aqui, minhas três previsões para essa prova (vai que dá certo!?):
Realista: 21:38
Pessimista: 22:17
Otimista: 21:11
                Vamos ver no que vai dar! Bons treinos para todos!