segunda-feira, 11 de março de 2013

PROVA: CIRCUITO ADIDAS OUTONO (5km)


           Ontem pela manhã, participei da etapa Outono do Circuito das Estações Adidas. No ano passado, quando resolvi participar da etapa verão, tive a grata surpresa de ver uma largada separada para os 5 e 10km. Esse ano, a coisa se repetiu e a largada foi muito bem organizada. A corrida da Adidas, que para mim era sinônimo de “muvuca” subiu bastante no meu conceito depois de ontem.
 Meu objetivo para essa prova era simplesmente curtir a corrida, mas raramente eu consigo tirar a ideia de competição da cabeça e correr apenas por correr. Apesar de não estar preocupado em bater o meu recorde, eu sabia que pelos meus treinos e pelo fato da prova ser realizada em um percurso simples e muito conhecido eu poderia ficar próximo do recorde.
            Como de costume, cheguei cedo ao local da prova, peguei o meu chip, fui até algumas assessorias ver alguns amigos e por último passei na tenda dos assinantes da revista O2 para comer uma barrinha de cereal e beber um copo de água. O clima agradável (sem sol e com algumas gotas de chuva) e o fato de eu estar me sentindo muito bem durante o aquecimento, me fizeram começar a pensar em chegar próximo do meu recorde pessoal. Resolvi então, apostar na seguinte estratégia: meu recorde é de 21:15, ou seja, um ritmo 4:15/km. Logo, se eu mantiver esse ritmo durante a prova, consigo chegar nos últimos metros e ganhar alguns segundos para bater meu recorde. Na minha última postagem, no dia 07/03/13, coloquei uma meta otimista de 21:11 e estava motivado para chegar nesse tempo.
         Quando a largada foi dada, consegui sair tranquilo, sem muitos desvios e assim, manter uma velocidade praticamente constante. Quando passei pelo km1, meu relógio marcava 4:10 de prova. Deixei o ritmo subir um pouquinho, com medo de não aguentar e no km2, passei com o tempo de 4:19. Quando passei pelo km2 dentro da previsão que fiz na minha cabeça, eu sabia que o km 3km seria providencial. Tentei não deixar o ritmo cair e quando passei pelo km3, surpreendentemente meu tempo foi de 3:54, o que eu estranhei muito, porque eu não senti que havia puxado tanto o ritmo. O importante é que quando eu passei pelo km 3, me senti mais confiante ainda, pois estava inteiro, e tinha 20 segundos de “crédito” para perder no final. Quando passei pelo km4 com o tempo de 4:20, eu tive quase a certeza de que o recorde estava batido. Eu tinha que correr o último km em 4:30 para chegar em cima do recorde. Continuei firme e quando passei pela placa dos 500m finais, com o tempo total de 18:58, já sabia que o recorde já estava batido. Restava saber o quanto. Quando fiz a curva na praça, a poucos metros da linha de chegada, ainda tive forças para olhar o cronometro oficial da prova, ver o tempo de 20:57, e dar um sprint de uns 20 metros para ficar abaixo dos 21:00. Quando passei pela chegada, meu GPS marcava 4,96km percorridos em 20:56.
             Ontem foi o dia em que realmente tudo deu certo. Estava me sentindo muito bem para correr, o clima ajudou, a organização da prova ajudou, enfim... A minha despedido dos 5km foi em grande estilo. Agora é seguir firme nos treinos em busca do recorde nos 10km e em busca da meta nos 21km. Bons treinos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário