quinta-feira, 7 de março de 2013

DESPEDIDA DOS 5KM


          Desde que eu voltei da minha viagem aos EUA e voltei a treinar forte, já se foram quase três semanas. Nesse período, competi uma vez no Circuito SESC, prova essa que eu senti muito o calor que está fazendo em Belo Horizonte. Talvez pelo fato de ter passado um período relativamente longo nos EUA, onde a temperatura estava bem mais baixa que aqui, estou sentindo os efeitos da temperatura elevada de forma mais intensa que o normal. Nas duas últimas semanas, tenho saído de casa entre 07:00 e 07:30 para treinar. Com isso, consegui aliviar um pouco esse estresse que o calor está me causando.
                Depois de quase dois meses que eu bati o meu recorde pessoal nos 5km, no dia 13/01/2013, na etapa BH do Circuito do Sol volto a correr nesse domingo uma prova de dessa distância. Quando fiz o tempo de 21:14, a ideia era chegar no dia 10/03/2013, no Circuito Adidas para tentar correr abaixo de 20:00. Hoje, sei que essa meta é completamente irreal. O fato não ter treinado adequadamente nos EUA me obrigou a dar um passo atrás no meu planejamento. A meta de correr os 21km no dia 09/06/2013 (Em BH ou Florianópolis) em 1:35:00 está de pé, mas os objetivos secundários de correr os 5km abaixo de 20:00 e os 10km abaixo de 40:00 vão ter que ficar mais para frente. Provavelmente, os 5km do Circuito das Estações Adidas serão uma despedida das provas dessa distância no ano de 2013. Cada dia que passa, estou mais próximo dos 21km e agora, a ideia é treinar e competir visando distâncias entre 10 e 21km (principalmente 16km e 21km).
                A prova será uma despedida sem muita responsabilidade. O pensamento é correr para curtir o astral da corrida. As corridas da Adidas geralmente são muito cheias (eu imagino uma prova com mais de 4.000 pessoas no domingo) e por isso, as poucas vezes que corro essas provas, não me preocupo em bater meus recordes ou coisas do tipo. Em minha opinião, essa prova é organizada mais para incentivar pessoas sedentárias a praticarem alguma atividade. Geralmente, ela é mais cara, possui um kit legal (com camisas, toalhinhas, garrafinhas, etc...) e é realizada num percurso de pouca dificuldade.
                Minha expectativa para essa prova é chegar perto do meu recorde atual. O percurso, que sai da Praça Nova da Pampulha e se mantém na orla da lagoa o tempo todo, já é conhecido e de certa forma simples. Acredito que consigo terminar a prova com um tempo abaixo de 22:00 e, se estiver num dia bom, chegar perto do meu recorde dos 5km. O professor Marcelo Camargo, que costuma fazer boas previsões, sempre diz que devemos ter a meta realista, a pessimista e a otimista. Vou deixar aqui, minhas três previsões para essa prova (vai que dá certo!?):
Realista: 21:38
Pessimista: 22:17
Otimista: 21:11
                Vamos ver no que vai dar! Bons treinos para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário