quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

"MARATONA" DE ORLANDO


               Quando cheguei a Orlando, no dia 21/01 e consegui levantar no dia seguinte às 06:00 para realizar meu treinamento de corrida, achei que seria tranquilo cumprir meu planejamento. A ideia era manter os treinos de corrida, mesmo estando de férias e em um local onde não se para no hotel.
               De fato, as coisas por aqui não estão nada fáceis para a corrida. O principal motivo é a enorme quantidade de coisas para fazer por aqui. Já fazem oito dias que eu saio do hotel aproximadamente às 09:00 e retorno somente perto das 21:00, às vezes até mais tarde. Quando não passamos o dia caminhando num parque, passamos caminhando em um shopping. No início, eu achava que não seria difícil treinar pela manhã e passar o resto do dia caminhando, entretanto, estou me sentindo realmente muito cansado. É literalmente uma “maratona” em Orlando.
               Para piorar um pouco as coisas, nos últimos quatro dias eu estive passando mal. Acredito que seja alergia à poeira, já que o quarto do hotel é todo de carpete. Além disso, o fato de todo lugar por aqui ter um ar condicionado também não está me fazendo bem. O fato é que acordo todos os dias com o corpo cansado e dolorido. Com isso, não consigo treinar desde a última sexta-feira, quando fiz musculação. Hoje já estou bem melhor e acredito que dentro de uns dois dias eu já consiga voltar a treinar.
               Infelizmente, vou ser obrigado a fazer alguns ajustes no meu planejamento mais uma vez. Acredito que não serão grandes mudanças, mas com certeza os tempos que eu planejava fazer nas próximas provas, terão que subir um pouquinho. A boa notícia é que aparentemente eu não engordei. Espero que eu consiga manter assim até o final da viagem.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CORRENDO NOS EUA


               Depois de uma longa viagem até chegar a Orlando, na Flórida, passei por várias cidades: De Belo Horizonte para Brasília, de Brasília para Atlanta e finalmente de Atlanta para Orlando. Foram quase 24 horas viajando. No dia 21/01/2013, chegamos a Orlando e tiramos o resto do dia para poder ir ao supermercado comprar algumas coisas para comer no café da manhã, antes de irmos aos parques.
               Quando finalmente chegamos aos quartos, tive uma feliz notícia: o hotel contava com uma pequena academia à disposição dos hóspedes. Ontem, eu acordei às 06:00 e resolvi ir para a esteira realizar meu tradicional treinamento intervalado intensivo. Tive um pouco de dificuldades para correr em milhas por hora e no final, realizei apenas 9 dos 12 tiros de 500 previstos, pois havia um hóspede esperando para utilizar a única esteira disponível.
               Hoje pela manhã, tirei o dia de folga e amanhã e sexta eu farei 6km de treinamento contínuo e 9km de intervalado extensivo. Espero conseguir manter a rotina de treinamentos, apesar da correria que estão sendo os dias por aqui.

domingo, 20 de janeiro de 2013

VIAJANDO PARA OS EUA


           Hoje, depois de meses de uma longa espera, estou embarcando de férias com minha família rumo aos Estados Unidos da América. Mais precisamente, Orlando e depois Nova Iorque. Hoje pela manhã, farei um treino longo de 10km para me despedir da Avenida dos Andradas por um breve período.
A viagem terá como principal objetivo relaxar e curtir minhas tão esperadas férias, entretanto, a minha ideia é conseguir manter meu planejamento de corridas durante a viagem. Sei que será muito difícil treinar durante a viagem, pois para ir aos parques da Disney, teremos que acordar cedo. Por isso, é bem provável que eu tenha que fazer alguns ajustes nos dias de treinamento, para tentar treinar nos dias em que não iremos a nenhum parque. Ainda assim, em alguns dias eu vou ter que dar uma raça para levantar bem cedo, treinar e passar um longo dia num parque de diversões.
               Durante a viagem, espero conseguir manter minha rotina de treinamentos para pelo menos não engordar e/ou piorar meu desempenho. Ao longo dos dias, vou continuar postando e vou tentar colocar fotos dos meus treinamentos, para provar aos “céticos” que é possível treinar durante uma viagem à Disney. Hahahaha.
               Dessa vez, ao invés de uma foto, coloquei como imagem da publicação um desenho que meu amigo Humberto Guima (Também conhecido como Ziza!) fez em homenagem à minha viagem aos EUA. Achei o desenho muito legal, e então resolvi colocar como inspiração para conseguir acordar de madrugada para treinar durante a viagem.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O DESAFIO DO PATETA


          No último final de semana, mais precisamente nos dias 11, 12 e 13 de janeiro aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos a Maratona da Disney 2013. Na maratona, houve dobradinha brasileira, com Adriano Bastos cruzando a linha em primeiro (02:21:16) seguido do até então bicampeão da prova (2011 e 2012), Fredison Costa, que chegou apenas 16 segundos depois. No feminino, a vitória ficou com a americana Renee High (02:48:30) e teve as brasileiras Antônia Silva (02:59:30) e Cláudia Dumont (02:59:36) completando o pódio.

 Além das provas de 21km e 42km, que aconteceram nos dias 12 e 13 respectivamente, o evento contou também com o chamado “Desafio do Pateta”: essa verdadeira prova de resistência consiste em correr os 21km no sábado, seguido pelos 42km logo no domingo. Os atletas que completam o desafio, ganham além das medalhas do Pato Donald (21km) e do Mickey (42km) uma medalha especial, obviamente do Pateta.
             Não sei se por sorte ou azar, a prova aconteceu apenas uma semana antes do dia em que eu irei chegar à Orlando, de férias com minha família. Talvez, o azar tenha sido perder um evento tão grande por questão de alguns dias, mas por outro lado, não foi tão ruim, pois correr uma prova tão especial assim, sem ter treinado 1km sequer para ela seria praticamente um sacrilégio. Quem sabe em alguns anos, eu não esteja de volta à Disney, dessa vez para poder correr o “Desafio do Pateta”?

domingo, 13 de janeiro de 2013

PROVA: CIRCUITO DO SOL (5km)


               Hoje pela manhã, participei da Etapa Belo Horizonte do Circuito do Sol. A meta era relativamente simples e o objetivo era apenas curtir o clima de competição. Acabei até dormindo um pouco tarde de ontem para hoje e acordei sentindo um pouco o cansaço da pelada que joguei na manhã anterior.
               O desafio não era dos mais difíceis (me manter no pelotão Quênia, com um tempo de pelo menos 22:30), mas o clima e os preparativos para a prova ajudaram bastante. O clima fechado, mas sem chuva era para mim a melhor condição climática para correr. Depois de estacionar o carro e pegar o chip da corrida, resolvi começar uma corrida leve para me aquecer e completar a distância semanal proposta no meu planejamento.
               Logo na largada, já fiquei um pouco chateado, pois vi várias pessoas que deveriam estar nos pelotões azul e verde se posicionando no local de largada referente ao pelotão Quênia. Não havia nenhuma pessoa da organização da prova para posicionar os corredores nos lugares adequados. O resultado foi uma largada ruim, que eu precisei acelerar e desacelerar diversas vezes para desviar daquelas várias pessoas que insistem em largar na frente para ficar literalmente avacalhando quem corre um pouco mais rápido. 
               Quando eu fiz o retorno na Praça Paulo G. do Vale, próximo do km1, percebi que estava num ritmo muito acima do que eu havia planejado: o km1, que eu deveria fazer com aproximadamente 4:30, eu acabei fazendo com 3:57. O km2 era o que mais me preocupava, pois haveria um trecho fora da orla da Lagoa, que eu não conhecia. Pouco depois do km1, havia uma curva para direita. Nesse ponto, por um momento fiquei com medo de não conseguir alcançar meu objetivo: a curva era seguida uns 200m de uma subida de lascar! Tentei me manter no ritmo desejado, mas quando terminei a subida, estava difícil respirar. Como eu previ, a rua na qual passamos era uma rua de paralelepípedos que eu passei tentando me recuperar da subida anterior. Apesar da dificuldade, completei o km2 em 4:25. Nesse momento eu já estava de volta à orla da Lagoa e tinha a certeza de que conseguiria completar a prova dentro do tempo planejado. A partir de então comecei a correr para curtir a prova e completei os km3 e km4 com os tempos de 4:30 e 4:23, respectivamente. Quando passei pelo km4, estava me sentindo muito bem e percebi que eu poderia bater o meu recorde dos 5km (21:39). Resolvi dar aquela “raça” e acabei fechando o km5 em 3:57 e a prova em 21:14. Novo recorde pessoal e um tempo muito abaixo dos 22:30 que eu esperava!
               Admito que fiquei um pouco surpreso com o resultado obtido. Depois da entorse no tornozelo que me tirou da Volta da Pampulha, fiquei praticamente um mês inteiro parado, correndo esporadicamente e acabei até ganhando 2kg extras com as festas de fim de ano. O tempo de hoje me deixou feliz e acima de tudo, mais motivado ainda para conseguir conquistar os objetivos traçados para esse semestre. Acredito que o recorde dos 10km (abaixo de 44:00) já é uma meta mais perto do que nunca. Além disso, correr os 21km em 1:35:00 também vai se tornando um desafio cada vez mais real!! 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A PRIMEIRA PROVA DO ANO


              No próximo domingo, dia 13/01, haverá a etapa BH do Circuito do Sol. Será minha primeira prova no ano e a expectativa para essa prova é conseguir me manter dentro do “Pelotão Quênia” na prova de 5km. Há mais ou menos um mês, correr os 5km em 22 minutos e 30 segundos (4:30/km) era algo que eu faria com relativa facilidade, mas depois de tanta festa de fim de ano, acredito que esse será um bom “teste” para o início do ano.
               Falando um pouco da prova, o Circuito do Sol é uma prova que eu nunca participei. Em quase todos os anos, coincidiu de eu estar viajando para fora de BH no período. Além disso, o percurso também será novidade para mim: a largada será em frente ao Parque Ecológico da Pampulha (Marco 0) e seguirá sentido Toca da Raposa I até a Praça Paulo G. do Vale, onde haverá um retorno (um pouco antes do km 1). Após o km 1, haverá um trecho fora da orla da lagoa que passará pela Rua Mondovi. Após o km 2, haverá o retorno para a orla, passando em pelo local da largada, sentido Igreja da Pampulha. No km 2,5 haverá um posto de hidratação e no km 3,5 o retorno, para que os corredores completem os 5km no mesmo local da largada. Para a prova de 10km, o retorno será onde geralmente é feito o retorno para as provas feitas na Praça Nova da Pampulha (um pouco após o Parque Guanabara).
               Estou acostumado a correr na orla da Lagoa, mas o trecho que passará pela Rua Mondovi me preocupa um pouco, pois não sei se a rua é asfaltada e nem se é larga o suficiente para suportar a “multidão” de corredores. Em provas de 5km, qualquer tempo perdido nos primeiros 2km de prova, dificilmente são recuperados no final da prova. Outro fator que me preocupa é o calor: apesar de 8:00 ser um horário que o sol ainda não castiga muito, os altos valores de temperatura e umidade do ar podem ser limitantes no desempenho dessa prova. Além disso, tenho que me preparar para a possibilidade de correr debaixo de chuva (algo que também seria inédito para mim), o que na minha opinião, seria bom para atenuar o estresse térmico durante a prova.
             Apesar de algumas possíveis dificuldades que posso encontrar na prova, acredito que conseguirei concluir a primeira meta do planejamento sem muitos problemas. E rumo aos 21km!!

domingo, 6 de janeiro de 2013

INÍCIO DOS TREINOS COM MUDANÇA DE PLANOS

         A próxima segunda-feira (07/01/2013) marcará o dia do meu retorno oficial aos treinos de corrida. Após a Volta da Pampulha, fiquei praticamente parado, correndo esporadicamente e sem nenhum tipo de controle e/ou planejamento. Literalmente correndo por correr. A partir de amanhã, volto a TREINAR CORRIDA! Isso quer dizer que a partir de agora, haverá um planejamento dos treinos, além de objetivos definidos (inclusive as provas).
O planejamento é um elemento essencial para quem almeja alcançar novos objetivos com a corrida, mas ao longo do percurso é comum que haja alterações devido a imprevistos ou mudanças nos objetivos. Nessa semana, por exemplo, tive que mudar meus planos (antes mesmo de ter iniciado os treinos) devido a um imprevisto: A prova de 21km da Golden Four Asics, que seria no dia 23/06/2013, foi a competição escolhida por mim para ser a “competição alvo”, entretanto, soube essa semana que essa prova não acontecerá em Belo Horizonte nesse ano. Além dessa prova, as três etapas do Circuito Athenas e a W Run (corrida apenas para mulheres) também não acontecerão. Com isso, fui obrigado a alterar o meu planejamento e tentar cumprir meu objetivo na Meia Maratona de BH, que está marcada para o dia 09/06/2013. Resumindo, essa mudança me fez perder duas preciosas semanas de treino. Isso parece pouco, mas quando fui refazer o planejamento, percebi a falta que essas duas semanas farão. Inclusive, ainda estou na dúvida se essa foi realmente a melhor solução...
No final das contas, meu planejamento terá uma duração de 24 semanas, iniciando no dia 07/01/2013 e terminando no dia 23/06/2013. Montei um planejamento com dois “picos”, ou seja, duas competições alvo. Na primeira fase, o objetivo será bater meu recorde dos 10km (44:04), durante uma das provas do Circuito do Fogo, que acontecerá no dia 17/03/2013. Nessa fase, irei alcançar um volume semanal de até 45km, na última semana do período de base (11/02/2013 a 17/02/2013).
Após a prova de 10km, passarei por duas semanas de transição, para que eu inicie no dia 01/04/2013 (não é mentira!) a segunda fase do planejamento, onde o objetivo será correr os 21km da Meia de BH em 1:35:00. Na última semana do período de base (06/05/2013 a 12/05/2013), a ideia é percorrer um total de 60km, algo que eu nunca fiz até hoje. Inclusive, no dia 12/05/2013, haverá uma etapa do Circuito SESC de 20,02km, que eu pretendo correr como parte do treino. O objetivo é fazer dessa prova o treino longo da semana, num ritmo pré-estabelecido.
Pensando nos treinos de forma mais específica, a ideia é treinar em média 4 vezes por semana, podendo variar de 3 a 5 treinos por semana, dependendo da quilometragem semanal. No período de base, haverá treinos intervalados intensivos e extensivos, contínuos, longos e do tipo “fartlek”. No período específico, os treinos intervalados extensivos darão lugar aos treinos de ritmo. E no período competitivo, farei apenas treinos contínuos, para chegar manter a forma adquirida ao longo dos períodos de base e específico. Além dos treinos de corrida, pretendo realizar o treinamento de força (musculação) de duas a três vezes por semana além de contar com o acompanhamento de um nutricionista durante todo esse processo de treinamento.
            Estou muito ansioso para voltar aos treinos, mas ainda resta o receio de voltar a sentir dores no calcanhar, devido a uma tendinite no tendão calcâneo (Aquiles) que eu tive no final do ano passado. Acredito que a musculação e os treinos de alongamento serão muito importantes na prevenção dessas dores e das lesões ao longo desse planejamento. Uma boa semana para todos!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O BALANÇO (OU A BALANÇA?) DO FIM DE ANO


        O fim de ano é um momento muito aguardado por mim. Primeiro porque é um momento de férias escolares, o que alivia bastante a correria do dia a dia e me dá um pouco mais de tempo para relaxar e fazer as coisas que me dão prazer. Além disso, o mês de dezembro é repleto de comemorações: meu aniversário no dia 15, o natal nos dias 24 e 25 e finalmente, o reveillon no dia 31. Tanta festa assim, sempre resulta em uma “comilança” sem fim que acaba por consequência, levando a um ganho de peso indesejado.
A última vez em que fiz uma avaliação física, no final de novembro, eu estava com 71kg e aproximadamente 12% de gordura. Depois de passar o mês de dezembro quase inteiro praticando atividades físicas de maneira esporádica e sem muito controle, o balanço do fim de ano foi um ganho de quase 2kg de massa corporal.
Isso faz com que eu tenha que iniciar meus treinos de maneira mais cautelosa, para evitar algum tipo de lesão muscular e/ou articular, uma vez que esses 2kg a mais terão de ser “transportados” durante os treinos. A meta para o final de janeiro é estar de volta aos 70-71kg. Isso será um desafio, já que nessa época eu irei viajar para os EUA e por lá ficarei até o carnaval. A ideia é sair do Brasil com o peso desejado e tentar ao menos não engordar durante a viagem. Posteriormente, o objetivo é chegar aos 68-69kg, que considero ser o meu peso “ideal” para correr.
A partir da semana que vem, o ano começa de verdade para mim! Para quem já está em plena atividade e para quem ainda está em período de planejamento, que 2013 seja um ano de muitos quilômetros rodados e metas cumpridas!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ANO NOVO. HORA DE PLANEJAR.


            É pessoal... 2012 ficou para trás. Com ele, ficaram também todos os sentimentos os quais passamos. Com certeza, todos passaram por bons e maus momentos, por alegrias e frustrações, por momentos de vitórias e derrotas. Enfim, mais um ano se passou. Agora, é hora de repensar o que já foi bem feito e o que ainda deve ser feito. Junto com o novo ano, novos objetivos, desafios, conquistas, alegrias, tristezas, etc., virão.
               Para mim, a virada do ano é um momento de planejar; em todos os sentidos! A virada do ano é um momento que eu gosto de me organizar para o ano que virá! E cada vez mais os anos estão passando mais depressa. A “correria” do dia a dia faz com que seja necessário planejar e alterar o nosso planejamento o tempo todo.
               2013 será o meu primeiro ano depois de formado em Educação Física. A ideia é dar sequência nos estudos para conseguir ingressar no mestrado. Com isso, precisarei estudar bastante. Acho que o primeiro objetivo e desafio do ano será conseguir conciliar todos os compromissos: corrida, estudos, trabalho, namoro, amigos, etc.
               Falando especificamente de corrida, 2012 foi um ano muito bom para mim! Consegui bater alguns recordes pessoais, consegui conduzir o planejamento conforme fora proposto no início do ano, apesar de ainda ter sofrido com algumas pequenas lesões, que às vezes me tiravam um pouco o ânimo de correr. No final, faltou apenas a cereja do bolo: A Volta da Pampulha.
Para 2013, já tenho novos planos. O primeiro deles é conseguir terminar o ano sem lesões. Além disso, desejo completar uma prova de 21km perto de 01:35:00, que seria um ritmo de aproximadamente 4:30min/km (algo em torno de 13,3km/h). A prova escolhida para isso foi a meia maratona da Golden Four Asics, que será no dia 23/06/2013.
 Paralelo a essa meta, pretendo melhorar meus tempos de 5km e 10km novamente, o que na minha opinião, acontecerá por consequência do treinamento para os 21km.
Para os meses de julho em diante, ainda não decidi para que lado levarei meu planejamento. A Volta da Pampulha aparece como um desejo, mas também tenho a vontade de correr uma prova fora de Belo Horizonte. Não faltarão opções, tenho certeza disso!
Como mensagem de início de ano, vou deixar aqui uma frase que escutei no TCR (Curso de Treinamento de Corrida de Rua, que os professores Marcelo Camargo e Albená Nunes, discutem o treinamento de corrida de uma forma muito dinâmica e inteligente): “Atualmente, muitas pessoas estão correndo, mas poucas realmente estão treinando corrida.” Muitas vezes, o que falta é exatamente o tal do planejamento.